sábado, 6 de novembro de 2010

Projeto coletor.

        Como alguns devem saber um opala original tem uma alimentação muito medíocre, isto é uma entrada de ar e combustível demasiadamente pequena para um motor de 4093 cilindradas, tudo isto devido a um carburador muito pequeno para o porte do motor. Para exemplificar melhor o quão pequena ela é, vamos compara-lo a um fusca, os famosos 1600 S com dupla carburação. Pois bem, existe uma unidade de medida usada para quantificar o tamanho do carburador, ela mede a vazão de ar que um carburador é capaz de entregar a um motor, chama-se CFM  (Cubic Feet per Minutes), pés cubicos por minutos. Os dois solex 32 de um fusca 1600 entrega ao motor aproximadamente 204 cfm de pura mistura da famosa gasolina azul usada na época, o motor do fusca funciona com uma relação de 127 cfm por litro são os 204cfm/1600 que são as cilidradas do fuca. Um opala por sua vez com o seu carburador 446, o maior dentre os carburadores usados em opala, dos famosos SS, o 446, com aproximadamente 270 cfm tem o dever de alimentar o "lombrigão" 6 em linha. Façam as contas 270cfm/4093 aproximadamente 66cfm por litro, é muito pouco, e ainda a má distribuição do combustível devido a arquitetura do motor em linha, fazendo com que os pistões do meio recebam bem mais combustível do que os das pontas completam  o total fracasso de um motor de 4.1 litros render apenas 135cv.
       Pensando nisso resolvi que era hora de aumentar a carburação do velho opala, como sempre pesquisei pra tudo que é lado, e a intenção inicial era de colocar 3 carburadores weber 446, no entanto isto gera uma grande preocupação, o freio, teria de retirar o hidrovácuo do freio, pois com ele impossibilitaria a colocação da tripla. O hidrovácuo tem a função de amaciar o freio. Então retirei a mangueira do hidrovácuo e fui dar uma volta com o carro só para sentir como funcionava sem ele. O resultado do teste é tenebroso, imajinem um opala de aproximadamente 1350 kg a seco + Motorista 103kg, + gasolina 84kg quando cheio, óleo, agua do radiador, etc... chega a 1500kg brincando, e um sistema de freio original com pastilhas e discos muito pequenos para o porte do carro, siplesmente o carro não para, tem que montar em cima do pedal do mesmo, sempre com muito vigor para fazer ele parar.
Como não tinha a minima vontade de retirar o hidrovácuo e botar um de chevette, que é o que muitos fazem, até porque ele é menor e iria diminuir um pouco a eficiência, a última opção que me restou foi colocar uma dupla carburação. Mesmo escutando conselhos de muitos que acreditam que com 2 carburações o carro não fica bom, resolvi colocar. No entanto me deparei com um problema, de que no mercado não existe coletor de admissão para dupla de 446, então resolvi fazer uma... 

Coletor original
O primeiro passo foi comprar um coletor de opala no ferro velho. 







Após a compra dei uma pequena limpada, sim estas fotos já são com ela parcialmente limpa, imajinem como estava antes, depois preparei a fresa e a colquei para emparelha-la.


Emparelhando


Peça pronta para receber flange.


Agora tinha q fazer uma flange para fixar os dois carburadores e fechar o buraco do antigo, resolvi fazer uma só.
Flange
 Aqui a flange e o carburador sobre a mesma, só verificando como iria ficar.


 Este é o divisor de combustível, comprei um sextavado, torneei, e depois fiz os furos.


        E aqui a dupla toda montada já com os acionamentos que eu fiz. A regulagem que foi a parte mais chata da história toda, foi uma trocação de giclês que eu não aguentava mais, e cada vez que eu trocava tinha que desmontar elas de cima da admissão, foram uns 2 meses nessa função, mas até que enfim consegui, o carro mudou da água para o vinho, ficou muito bom de dirigir, ficou absurdamente mais forte do que com uma só. A melhor parte é arrancar tem que dosar bastante o pé no acelerador pois senão babau pneus. 





2 comentários:

  1. quanto custou? vc faz por encomenda? de onde vc é?

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  2. Bom dia. Amigo, parabéns pelo projeto. Estou pensando em fazer igual. Minha preocupação é exatamente a dificuldade de ajuste pela qual você passou. Voce pode compartilhar os valores dos gigles que você com os quais você conseguiu o ajuste adequado? Obrigado

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