sábado, 6 de novembro de 2010

Trambulador in-line

       Meu primeiro post no blog, pensei no que ia falar dentre tantas coisas em mente, depois de uma longa escolha resolvi começar falando de um projeto que estou finalizando agora. O trambulador. Para quem não sabe o que é um trambulador, é um mecanismo que tem a função de trocar as marchas do seu carro, ele faz o meio de campo entre a sua mão que está sobre a alavanca de marchas e as engrenagens dentro da caixa de velocidades. Quando descobri que podia ser alterado para faze-las em linha apenas para frente e para traz fiquei louco pra ter um, e infelismente descobri que só é possível com caixas de marchas varetadas,  (até onde  meu conhecimento vai pelo menos) isto é com trambulador externo das antigas. Então esqueci disso porque não pretendia mudar a caixa apenas para ter o "tal" trambulador. 
        No entanto em um não tão belo sábado que não tinha sol, em um evento do clube do opala de caxias do Sul, um churrasco, onde ocorreu algumas quebras, dentre eles o meu foi o mais avariado devido a alguns burnouts basicos, mas dexaremos esta história para outro post, voltando, a caixa quebrou, sim, o corpo da caixa trincou e tive que troca-la e adivinhem, comprei uma caixa antiga com trambulador, a famosa caixa varetada, aquela alvo de reclamações, que do nada trancava, e para destravar tinha que se jogar no chão e bater com um pedaço de madeira, até elas voltarem as suas posições de trabalho. Comecei a procurar fotos pela internet, achei alguns trambuladores desse tipo para comprar, mas como não fazia o meu gosto resolvi projetar meu próprio. Então com a idéia em mente começei a desenhar, como diz um parceiro meu, 1% de inspiração e 99% de transpiração, depois de 2 meses desenhando estava com ela parcialmente pronta para mandar-los para o corte a laser, quando veio as peças começei a montar, e tive que fazer alguns ajustes. uma semana montando e ajustando ela estava funcionando, mandei revisar a caixa de marchas enquanto desmontava o trambulador para mandar para o cromo. 3 dias depois o resultado final do trambulador. Eis as fotos.



       

E o vídeo explicando o funcionamento.

Bom pessoal, espero que tenham gostado do "troço" que vai ocupar o console do carro. Quando a caixa estiver montada no carro, posto um video.

2 comentários: